“O importante é não fazer nada”

Voltando ao tema trabalho, li hoje na revista Superinteressante (edição 252, Maio) uma entrevista com o escritor britânico Tom Hodgkinson. Ele defende  que o empregado deve ser remunerado por produção, não por horas trabalhadas. A justificativa é ótima: você tem uma carga horária a cumprir diariamente, mas nem sempre precisa disso tudo. Você com certeza já se pegou pensando às 16hr que podia ir para casa, apesar de ter de trabalhar até às 18hr, porque simplesmente não tem mais o que fazer. Em certas empresas, é raro, eu sei. Mas acontece (experiência própria).

Outra coisa bastante interessante que ele diz, é que sentimos culpa pelo tempo extra, ou pelo tempo que deixamos de trabalhar. E o pior (algo que Tom também aponta) é o colega que faz cara feia porque você não foi trabalhar – aquele cara que cirei em outro texto, por exemplo. Ou que quer que você prove que vai tirar o dia para fazer algo importante (ódio, isso já aconteceu comigo).

Resumindo, adorei a entrevista com o cara, porque a vida nas empresas é assim mesmo. Somos obrigados a cumprir uma carga horária e, por mais que estejamos desocupados em uma fração desse período, devemos permanecer na empresa o tempo todo. Prefiria ir para casa aprender alguma coisa nova. Ou fazer um bolo.

Não quero que o trabalho seja central na minha vida. É difícil, mas é possível não dar tanta importância ao emprego. Será?

~ por Giovanna R. em 11 maio, 2008.

Uma resposta to ““O importante é não fazer nada””

  1. oi, tb li a entrevista e concordei com os argumentos, principalmete pq não temos tempo a perder. A vida ta passando muito rápido…e não fazer nada em quatro paredes, sendo que poderiamos estar produzindo ok, seja fazendo um bolo.
    Adorei…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: